O Conservatório Municipal de Guarulhos apresenta nesta sexta-feira (19), às 10h, Masterclass Linguagem Musical e Ensino do Jazz, com o professor Adolfo Mendonça. Durante o encontro, que acontece no auditório do Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear), serão discutidos os benefícios da aprendizagem do jazz, como o desenvolvimento da percepção, da criatividade e expressão, a compreensão estrutural da música, entre outros. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

A proposta desta Masterclass é transmitir aos estudantes e interessados a linguagem e elementos que vêm sendo praticados e valorizados no jazz e, especialmente, discutir as formas como o mesmo vem sendo ensinados. Para tanto, o professor Mendonça traça um paralelo com o ensino do jazz no Brasil, convidando os participantes a uma reflexão a respeito de nossas práticas pedagógicas dentro deste estilo.

O Jazz é proveniente de elementos culturais de origens diversas nos Estados Unidos do início do século XX. Como no Brasil, desenvolveu sua linguagem musical através de estilos como o choro e o samba. Nos Estados Unidos, desenvolveram no decorrer das décadas sua própria linguagem musical com elementos bastante específicos, através das obras de músicos consagrados como Louis Armstrong, Charlie Parker, Miles Davis, John Coltrane e centenas de outros.

Adolfo Mendonça

Adolfo Mendonça é natural de Santos e professor licenciado do Conservatório Municipal de Guarulhos. Atualmente, participa do curso Master of Music in Jazz Studies da University of South Florida, nos Estados Unidos, onde recebeu a Fessler-Lord Scholarship. É formado em Educação Musical pela Universidade Federal de São Carlos e também concluiu cursos de música na ETMD Ivanildo Rebouças (Cubatão), Centro Tom Jobim e New York Jazz Academy (EUA).

Realizou ainda cursos musicais de curta duração com Roberto Sion, Arrigo Barnabé, Chuck Owen (4 vezes indicado ao Grammy), Lynne Arriale (professora da University of North Florida), Adam Birnbaum (ex-professor da Juilliard Schoolof Music) e Tammy Scheffer, entre outros. Como músico, realizou apresentações no Santos Jazz Festival, Skol Rock e Festival João Rock, dentre inúmeros outros e hoje integra a University of South Florida Jazz Ensemble.

Coordenou durante os últimos três anos o Projeto Jazz e Harmonia em Guarulhos, voltado para a prática de conjunto e improvisação no jazz.

Serviço

Linguagem Musical e Ensino do Jazz, com o professor Adolfo Mendonça

Data: sexta-feira, 19 de outubro

Horário: 10 horas

Local: Auditório do Centro Municipal de Educação e Artes

Rua Abílio Ramos, 122 – Macedo

Entrada gratuita

Classificação livre

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui