Para espalhar alegria e encerrar com muito brilho e serpentina o Carnaval 2019 em Guarulhos, o Bloco dos Fanfarrões participa do CarnaGuga no sábado (23), a partir das 16h, na Vila Rosália. Já no domingo (24), a partir das 12h, o Bloco do Minduca Folia sai às ruas do Gopoúva.

Desde que tiveram início, em meados de fevereiro, blocos de rua como Banda Bicha, Delega, Pescakinada, Fanfarrões, Bem Dito, Unidos dos Meus Ovos, Piores do Ano, entre outros, atraíram mais de 15 mil pessoas para as ruas da cidade, garantindo animação ao folião guarulhense.

A diversão e alegria do Carnaval 2019 não pararam por aí. No CEU Jardim Cumbica, por exemplo, a festa ficou por conta de atividades com ritmos latinos e com a bateria da escola Império do Samba, entre outras atrações que envolveram toda a comunidade. Na região do Lago do Patos, o CarnaLago levou mais de 20 mil pessoas ao Complexo Cultural de Vila Galvão, uma festa com concurso de fantasias, marchinha de carnaval, culinárias, artesanato, além da exposição “Carnaval Paulistano de Outrora”, em cartaz no Centro Permanente de Exposições Prof. José Ismael até 31 de março.

Como parte da tradição guarulhense, o Carnaval da Saudade com a Banda Lira de Guarulhos levou os saudosos foliões ao Bosque Maia e ao Lago de Vila Galvão, famílias inteiras que tiraram a fantasia do armário para prestigiar os músicos e se divertir ao som do animado repertório da centenária banda. No Centro de Convivência do Idoso (CCI) Gopoúva, cerca de 300 foliões com mais de 60 anos participaram de um animado Baile de Carnaval, e mostraram fantasias irreverentes como pirata, romano, havaiana, deusa grega, ciganos, muitas máscaras, tiaras e colares que brilharam a ponto de chamar grande atenção do público.

Festa na cidade reuniu eventos como CarnaRock e Samba em Concerto 

E para quem pensa que carnaval e rock são ritmos que não combinam, o CarnaRock que aconteceu no calçadão da Rua Dom Pedro II, no centro da cidade, reuniu mais de 2,5 mil pessoas e mostrou que a beleza desta festa popular está em abrir espaço para todos os gostos. Nesta edição, o CarnaRock trouxe ao palco bandas autorais como Guerrilha, Astafix, Riseto Face, Firegun, Doma, JonnataDoll& Os Garotos Solventes, Mr.Huddy e Kalango Kid, garantindo diversidade de vertente sem desprezar boas doses do rock’n’roll tradicional.

Evento esperado pelo público, o espetáculo Samba em Concerto da Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos também integrou a programação do Carnaval 2019, e emocionou o grande público do Teatro Adamastor ao trazer para o palco artistas locais ligados ao universo do samba. Desse espetáculo incrível ficou marcada a carinhosa homenagem que a Orquestra Jovem fez a dois grandes artistas, César do Acordeon, importante músico nordestino, responsável por difundir as raízes culturais do forró em Guarulhos, e Samuel Cardoso dos Santos, o Samuka, professor do Conservatório Municipal de Guarulhos e coordenador do Projeto Roda de Choro, ambos falecidos no ano passado. Como carnaval também é época para se realizar ações sociais, o Bloco Unidos dos Meus Ovos foi além da festa ao promover a doação de mais de 600 quilos de alimentos para o Fundo Social de Solidariedade.

O secretário de Cultura Vitor Souza lembrou que o Carnaval é a principal festa simbólica e representativa da cultura brasileira: “Ao longo das últimas semanas, o Carnaval em Guarulhos mostrou toda a diversidade cultural da cidade, uma festa que abrangeu diferentes bairros e reuniu toda a família. A parceria entre a sociedade civil, poder público e iniciativa privada garantiu uma festa expressiva e isso trouxe grande geração de renda para o munícipio, movimentou o comércio local e reafirmou nossa posição enquanto polo turístico e cultural da grande São Paulo” comemorou.

Para mais informações sobre o carnaval em Guarulhos, acesse: https://www.guarulhos.sp.gov.br/carnaval2019

Foto:Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui