Nesta sexta-feira (29) até o dia 15 de junho, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, o Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato apresenta a mostra Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência, uma iniciativa da Subsecretaria da Igualdade Racial. A abertura oficial da exposição, que acontece nesta sexta-feira, às 19h30, conta com vernissagem e bate papo sobre o tema. A entrada é gratuita e a classificação, livre.

A exposição objetiva resgatar histórias e memórias de mulheres negras como Dandara, Carolina Maria de Jesus, Maria Felipa, Tereza de Benguela, Mãe Menininha de Gantois, Luiza Mahin, Lélia Gonzales, Sanite Belair, Victoria Santa Cruz, entre outras, que fizeram frente a um sistema opressor, desde a escravização, a abolição tardia e inconclusa, a proclamação da república, o período da ditadura até os anos  de 1990.

Para tanto, a exposição foca o protagonismo dessas mulheres, que se expressa na liderança, na organização social de quilombos, na tradição das religiões de matriz africana e no processo de transmissão de conhecimentos e de nossa ancestralidade.

Embora a tentativa de apagar as trajetórias de luta dessas mulheres ao longo do tempo, elas não foram silenciadas, mas ao contrário, foram resgatadas por pesquisadoras negras, que lhes atribuem um lugar de protagonistas na história, ou seja, são histórias de mulheres negras contadas por outras mulheres negras, assim estamos falando de inspiração para a luta de combate ao racismo, do enfrentamento da violência e das demais opressões as quais estão sujeitas as mulheres em geral e as mulheres negras em particular.

Além da Biblioteca Monteiro Lobato, CEU Alvorada recebe exposição Negritude: Abolição e Protagonismo 

Outra opção de exposição além da biblioteca Monteiro Lobato é o CEU Alvorada-Paraíso, que recebe até o próximo dia 12, a exposição “Negritude: Abolição, Protagonismo e Resistência”. Elaborada pela Subsecretaria da Igualdade Racial, durante a abertura contou com a participação de alunos da Educação para Jovens e Adultos (EJA), que puderam reconhecer e conhecer algumas personalidades negras importantes da história brasileira, como Zumbi dos Palmares, Luiz Gama, Milton Santos, entre outros.

O subsecretário da Igualdade Racial, Anderson Guimarães, fez uma apresentação sobre os eixos de atuação e a importância das políticas públicas de promoção da igualdade racial na construção de uma sociedade mais igualitária. Na oportunidade, a servidora Vera Lúcia de Oliveira Silva, assistente social da Pasta,  falou sobre personalidades negras, relevância da resistência e do protagonismo negro desde a abolição da escravidão no Brasil, até os dias de hoje.

Serviço:

Exposição Mulheres Negras: Abolição, Protagonismo e Resistência

Abertura: sexta-feira, dia 29 de março, às 19h30

Período: de 29 de março a 15 de junho

Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h

Local: Salão de Exposições da Biblioteca Monteiro Lobato

Rua João Gonçalves, 439, Centro – Guarulhos/SP

Entrada gratuita

Classificação livre

Exposição Negritude: Abolição, Protagonismo e Resistência

Período: até 12 de abril

Local: CEU Alvorada-Paraíso

Rua Dom Silvério, s/nº – Vila Paraíso

Entrada gratuita

Classificação livre

Foto:Sidnei Barros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite o seu comentário
Por favor digite o seu nome aqui