Agência Estado – Foto: Gabriela Biló/AE
Dirigir na cidade de São Paulo e evitar ser multado é um grande desafio. Com 824 radares fixos instalados, sem contar a fiscalização feita por agentes de trânsito e policiais militares, o melhor caminho para os motoristas é seguir as regras de trânsito. Entretanto, há grande disparidade de efetividade entre os equipamentos.
Segundo o Mapa dos Radares, da Prefeitura de São Paulo, o aparelho que aplicou mais multas em 2019 foi o que está localizado no Complexo Viário Ayrton Senna, sentido centro/bairro, a menos de 451 metros do desemboque do túnel. Foram 83.746 irregularidades flagradas entre janeiro e maio, equivalente a uma média de 558 infrações por dia.
O segundo colocado no ranking tem menos da metade das multas da Ayrton Senna. O equipamento está fixado na avenida Jacu Pêssego, sentido Mauá/Ayrton Senna, a menos de 280 metros da avenida Sapopemba. Foram 36.262 multas, cerca de 241 diariamente.
Outros radares, entretanto, apresentam poucas infrações. Chama a atenção o radar na Marginal Pinheiros, na pista expressa, sentido Interlagos/Castelo Branco, perto da Ponte da Cidade Jardim. O equipamento registrou apenas uma multa em 2019. O levantamento da Prefeitura leva em consideração o período entre janeiro e maio nos 824 radares fixos da capital paulista.
Radares campeões de multas
- Complexo Viario Ayrton Senna (C/B), A Menos 451 Metros Do Desemboque Do Tunel– 83.746
- Av. Jacu Pêssego/Nova Trabalhadores (Mauá / Ayrton Senna) a menos 280m da Av. Sapopemba– 36.262
- Av. Santos Dumont (Bairro/Centro) a menos 20m R. Rodolfo Miranda – 30.164
- Av. dos Bandeirantes (Marginal/Imigrantes) a mais 34m da Av. Washington Luis – 29.006
- Av. Vinte e Três de Maio (Santana/Aeroporto) a mais 183m da R. Asdrubal do Nascimento – 26.407
- Av. das Nações Unidas (Interlagos/Castelo Branco) a menos 18m da Av. Vitor Manzini – 24.779
- Marginal Pinheiros Pista Expressa (Castelo Branco/Interlagos) a mais 650m do Km 4,5 (USP) – 24.642
- Av. Alcântara Machado (Bairro/Centro) a menos 34 m da R. Placidina – 23.866
- Av. Salim Farah Maluf (Marg. Tietê/Vl. Prudente) a menos 40m da R. Florindo Brás – 23.841
- Av. Salim Farah Maluf (Vila Prudente/Marg. Tietê) a menos 152m do nº 2.211 – 22.685
Fonte: CET
Radares com menos infrações
- Rua Henrique Sam Mindlin, 407 – 1
- Marg. Pinheiros, Pista Expressa (Interlagos/ Castelo Branco) a mais 70m. da Ponte da Cidade Jardim – 1
- Marg. Pinheiros (Interlagos/ Castelo Branco) a mais 70m. da Ponte do Morumbi – 1
- Marg. Pinheiros (Castelo Branco/Interlagos) a mais 70m. da Ponte do Jaguaré – 2
- Av. Maria Coelho Aguiar (Bairro/Centro – Centro/Bairro) n° 1.359 – 2
- Estr. Do Campo Limpo (Campo Limpo/Marginal) oposto ao n° 640 – 5
- Av. Paula Ferreira (Bairro/Centro) nº. 1.039 – 5
- Av. Embaixador Macedo Soares (Castelo Branco/Ayrton Senna) a menos 15m. don° 3.915 – 5
- R. São Bonifácio (Castelo Branco/Interlagos) a mais 70m. da Ponte da Cidade Jardim – 6
- Av. Embaixador Macedo Soares (Castelo Branco/Ayrton Senna) a menos 148m. da Ponte da Freguesia do Ó – 6
Fonte: CET
CET afirma que troca de radares demanda estudo técnico
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) informou, em nota, que a intenção das instalações dos equipamentos de fiscalização de velocidade é reduzir o número de acidentes, mantendo a segurança no trânsito e a proteção de motoristas e pedestres. “A presença do radar coíbe o desrespeito aos limites de velocidade estabelecidos. Para a instalação ou remanejamento de um equipamento, é necessária a realização de um estudo técnico, que leva em consideração a quantidade de acidentes ocorridos no local”, afirmou.
Em relação à instalação do radar campeão de multas na Ayrton Senna, em julho de 2018, a CET explica que a medida foi necessária por causa da desobediência ao limite de velocidade e à constatação de “rachas” no interior do túnel, colocando em risco a vida dos motoristas. “Vale ressaltar que há sinalização de solo e placas indicando 50 km/h, na aproximação da entrada do túnel, com o objetivo de alertar o motorista para que reduza a velocidade”, apontou.
Especialistas consideram que troca de radares poderia ser viável
A CET deveria verificar os motivos da disparidade das multas aplicadas pelos radares no ano. Essa é a opinião do professor Creso Peixoto, mestre em Transportes do Centro Universitário FEI, que defende a instalação dos equipamentos como forma de aumentar a segurança de motoristas e pedestres.
“O excesso de multas deve ser considerado pelos gestores”, avalia Peixoto. Ele acredita que, nestes casos, é possível colocar sistemas complementares para a redução de velocidade nas vias. Já sobre os radares com poucas multas, o especialista entende que é preciso verificar se o equipamento está em um local apenas por critérios geográficos. “Indica talvez um custo desnecessário.”
Para o presidente da Comissão de Trânsito, Transporte e Atividade Econômica da Câmara Municipal, vereador Senival Moura (PT), a Prefeitura deveria reavaliar os radares com poucas multas. “Seria melhor deslocar equipamentos para trechos que demandam maior atenção”, avalia.